Tempo:

Sancionada lei que institui a Política de Fomento ao Turismo Rural em Erechim

A lei tem por objetivo fomentar o turismo rural e difundir os produtos e as potencialidades do setor.

Publicado em: 15/07/2021

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, sancionou a Lei Municipal Nº 6.839/2021, aprovada pela Câmara de Vereadores, que institui a Política Municipal de Fomento ao Turismo Rural em Erechim.

A lei tem por objetivo fomentar o turismo rural, desenvolvendo, impulsionando e difundindo os produtos e as potencialidades do setor rural do município, propiciando, assim, à sociedade o conhecimento e a valorização do segmento rural. A Legislação foi elaborada pelo Departamento de Turismo e aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo.

Conforme o presidente do COMTUR, Lucas Farina, a aprovação de uma legislação específica de Turismo Rural significa um novo momento para o setor em Erechim. “O Turismo Rural permite a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, com a agricultura e as tradições locais”, explica.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, destacou o trabalho entre Poder Público, que inclui o COMTUR, e a iniciativa privada. “É fundamental a união de esforços para o desenvolvimento, especialmente na formatação dos produtos turísticos do espaço rural que traz consigo a autenticidade regional”, pontua.

O Departamento de Turismo, através da equipe técnica, entregou na última semana o Inventário Turístico ao Conselho Municipal de Turismo para aprovação e a partir de agora, com esta Legislação aprovada e sancionada, será possível iniciar a construção do Plano Municipal de Turismo e do Plano de Turismo Rural para efetivação e a continuidade das políticas públicas planejadas.

O prefeito Paulo Polis destacou a aprovação da Legislação como um grande passo ao desenvolvimento do setor. “O Poder Público passa a estimular ainda mais o segmento rural, agregando valor aos produtos já consolidados, promovendo qualificação e impulsionando a criação de novos atrativos turísticos, consolidando, assim, Erechim como destino turístico no Norte do Estado”, finaliza.

Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Erechim