Tempo:

Novas metas com Seapdr são discutidas na região de Ijuí

Para a região de Ijuí foram definidas 166 atividades.

Publicado em: 02/07/2021

As novas metas firmadas entre a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em vigor a partir deste mês de julho até 30 de junho de 2022, foram analisadas nesta sexta-feira (02) durante reunião com extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar da Região de Ijuí.

“É um somatório. A meta que a Emater entrega à Seapdr é de todos, para nós, temos de trabalhar e cumprir o planejamento”, disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra.

Para a região de Ijuí foram definidas 166 atividades dirigidas aos públicos da agricultura familiar, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e da extrema pobreza. As atividades contratadas estão conectadas a sete departamentos da Seapdr: Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA); Cooperativismo (DCOOP); Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA); Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural (DPADR); Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA); Defesa Agropecuária (DDA); Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra).

Dentre as atividades, destacam-se Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) para mulheres rurais, saneamento básico, paisagismo, juventude rural, segurança alimentar (com ênfase em produtos de origem animal), agroindústria, cooperativismo, silo secador de grãos, irrigação e conexão entre ensino, pesquisa e extensão na atividade leiteira.

Durante a reunião, a extensionista rural Rejane Gollo Fornari disse ser necessário sincronizar as atividades firmadas com o Governo do Estado e as atividades já pactuadas no Sistema de Planejamento da Emater/RS-Ascar (Sisplan), tendo em vista que o contrato firmado com a Secretaria é apenas uma parte do Planejamento da Instituição.

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí